Da pesca ao turismo
Antiga Senhora da Luz, é uma praia emblemática do Barlavento Algarvio, na vila com o mesmo nome localizada no concelho de Lagos.
Aldeia piscatória desde a época dos romanos, evoluiu na pesca impondo-se no contexto algarvio na fase Henriquina dos Descobrimentos Portugueses (séculos XV-XVI) com armações de atum e de sardinha e com a pesca da baleia, chegando mesmo a ter fábricas de conservas já nos finais do século XIX.
Os tempos mudaram e se algumas embarcações ainda eram varadas na Praia da Luz, no final do século passado, com o fecho do posto de vendagem, a maior parte dos pescadores rumou a Lagos em busca de melhores condições. Alguns dedicaram-se às atividades marítimo-turísticas, incluindo a pesca recreativa do alto, com a captura de espadartes, espadins (marlins) e tintureiras.
A aldeia piscatória bonita e pitoresca conquistou o turismo, que trouxe riqueza e desenvolvimento e que veio para ficar. Da pesca, na praia, resta a rampa e o antigo guincho, testemunhas silenciosas de muitas memórias da dura luta da faina pesqueira em águas luzenses.
Gastronomia
A gastronomia influenciada pela comunidade piscatória inclui os carapaus alimados, lulinhas fritas e o arroz de polvo.
Interesses
Igreja de Nossa Senhora da Luz, Calçada da Praia da Luz, Estação Arqueológica Romana da Praia da Luz, Rocha Negra, Praia de Porto de Mós, Praia D. Ana, Ponta da Piedade, desportos náuticos, mergulho no Vapor da Luz “Vilhelm Krag”.