Da pesca aos passeios de barco
Aldeia piscatória desde tempos longínquos, deve o seu nome ao vocábulo Caboiere de origem árabe-medieval.
Carvoeiro é uma vila do concelho de Lagoa com algumas das praias mais turísticas do Barlavento Algarvio, e cujo ex-libris é a própria Praia do Carvoeiro. O Cabo Carvoeiro, perto de Alfanzina, aparece referido nas mais antigas cartas geográficas de Portugal. Aqui vingaram as armações de atum e sardinha desde os tempos henriquinos e as fábricas de conservas na primeira metade do século XX. Mas a partir daí a importância da pesca declinou em função de uma atividade económica mais rentável e menos dura, o turismo.
Os pescadores depressa se adaptaram às novas condições e muitos deles dedicaram-se, sobretudo na época estival, a passear de barco os turistas pelas grutas marinhas adjacentes ao Carvoeiro. Em 2000 já só existiam registadas duas embarcações para igual número de pescadores, sendo considerada a mais pequena das comunidades piscatórias do Sul de Portugal. Atualmente as poucas embarcações existentes em Carvoeiro apenas se dedicam ao turismo náutico, sendo a pesca ainda praticada nas aldeias piscatórias vizinhas, Benagil e Ferragudo.
Gastronomia
A gastronomia inspirada nos produtos da pesca ainda persiste, com as sopas de peixe, a caldeirada, a feijoada de buzinas, as papas de milho e os carapaus alimados.
Interesses
Fortaleza da Nossa Senhora da Encarnação, Capela da Nossa Senhora da Encarnação, Farol de Alfanzina, Sítio do Algar Seco, Praia de Carvoeiro.