Visitar as Gentes d’Mar
Os roteiros das Aldeias de Mar pretendem valorizar a essência cultural destas aldeias, sobretudo das suas comunidades piscatórias.
Ao retratar de modo sintético as origens destas povoações, contrabalançando com a atualidade, espera-se captar o espírito marítimo que lhes está subjacente e dar a conhecer um outro lado do nosso Algarve rico em tradições.
Venha conhecer as nossas magníficas Aldeias de Mar!
Olhos d’Água
Deve o seu nome às nascentes de água doce que brotam à beira-mar, designados por “olheiros”, e que chegam mesmo a emergir no fundo do mar, já fora da zona de influência das marés.
Armação de Pera
Povoação de origem piscatória deve o seu nome à fartura de peixe nas suas costas, que motivou o estabelecimento de uma armação de atum na Baía de Pera, há mais de 400 anos.
Senhora da Rocha
É uma povoação antiga que se pensa remontar aos romanos e cuja atividade piscatória terá sido sempre um dos seus principais sustentos.
Benagil
É uma praia do concelho de Lagoa que regista atividade piscatória desde pelo menos o século XIX. Segundo alguns historiadores a designação Benagil, poderá derivar da palavra árabe Ben com o nome cristão Gil, significando, “filho de Gil”.
Carvoeiro
Aldeia piscatória desde tempos longínquos, deve o seu nome ao vocábulo Caboiere de origem árabe-medieval.
Ferragudo
A origem do nome é incerta, mas dizem alguns historiadores que poderá ter derivado da existência de um engenho de ferro, implantado na Praia da Angrinha, que serviria para elevar o pescado e as mercadorias das embarcações que ali acostavam.
Alvor
A atual designação vem do árabe Albur (charneca, baldio) após a sua conquista pelos romanos em 716 da nossa era. Vila portuguesa do concelho de Portimão, a sua tradição pesqueira está inscrita na sua matriz principal.
Praia da Luz
Antiga Senhora da Luz, é uma praia emblemática do Barlavento Algarvio, na vila com o mesmo nome localizada no concelho de Lagos.
Burgau
Aldeia piscatória da freguesia de Budens e concelho de Vila do Bispo, deve o seu nome ao facto de na sua costa serem muito abundantes os burgaus, um molusco gastrópodes mais conhecido por búzio ou burrié.
Salema
A sua história é muito rica e antiga. A longa tradição pesqueira é confirmada pela existência de vestígios de uma villa romana e de uma fábrica de conservas de peixe.
Sagres
Era na antiguidade conhecida como Promontorium Sacrum, local mítico, onde o mundo conhecido terminava e onde desde sempre a espiritualidade sobressaiu.
Carrapateira
Tem uma história que remonta aos antigos povoamentos humanos ligados ao mar e à pesca. Desde os achados Paleolíticos aos Romanos, foram muitos os povos que ancoraram na sua ribeira ou passaram na via romana e por aqui ficaram.
Arrifana
No extremo noroeste da costa do Algarve, entre a Carrapateira e Odeceixe, podemos encontrar um porto seguro, protegido da nortada, de seu nome, Arrifana.